Plik:Antiga Estação Ferroviária do Barreiro - Portugal (36671220773) (cropped).jpg

Treść strony nie jest dostępna w innych językach.
Ze Wikipedia

Ôryginalny zbiōr(3593 × 958 pikselōw, srogość zbioru: 742 KB, zorta MIME: image/jpeg)

Tyn zbiōr je ze Wikimedia Commons i może być używany we inkszych projektach. Ôpis na jego zajcie ôpisu zbioru je pokŏzany pod.

Ôpis

Ôpis

Foi uma das mais imponentes estações da margem sul, e chegou a ter tanta gente a circular diariamente, que foi construído um pequeno centro comercial para aproveitar as enchentes que se repetiam em horas de ponta. A sua localização sempre permitiu que se tornasse um cartão de visita para quem chega ao Barreiro vindo pelo Tejo. Hoje não passa de um imóvel fantasma onde o silêncio só é interrompido pelo vento a bater nas poucas telhas que ainda restam da sua cobertura, quando este existe. Construída há mais de 130 anos, a Estação Ferroviária do Barreiro, inicialmente designada por Estação do Caminho de Ferro do Sul e Sueste, e popularmente conhecida por Estação do Barreiro-Mar, foi um projecto da autoria do Engenheiro Miguel Pais, e visava resolver a distância que existia entre a anterior estação e o cais dos barcos e assim aproximar o mais possível as duas margens do Tejo. Esteve activa durante 124 anos, desde 1884 até 2008, aquando da nova construção, uns míseros metros ao lado, da nova estação do Barreiro que estava inserida no plano de "modernização" da linha do sado. A estação de Setúbal, que também pertence à linha do Sado, viu a sua antiga estação ser inserida na nova, preservando toda a beleza e traçado da antiga arquitetura visível no exterior do edifício. Já a estação do Barreiro não teve essa sorte. Foi totalmente abandonada (pelo menos na sua principal serventia, como estação) para ser construído ao lado um conjunto de blocos de mármore rosado, uns painéis de vidro e umas estruturas metálicas de cor negra. Tem a sua beleza, modernamente falando. Na altura da desativação da antiga estação ouviu-se por aí, com pompa e circunstância, que era do profundo interesse da autarquia Barreirense preservar a antiga estação, pois estávamos a falar de um ícone Barreirense tal como os abandonados moinhos de água de Alburrica, o abandonado palácio de Coimbra, o abandonado posto médico da CUF, a abandonada Torre do Inferno em Coina, e outros tantos abandonados edifícios e monumentos que fazem parte da história barreirense. Politicamente falando, ainda devem estar a ser estudados projectos para requalificação da estação assim como o seu espaço adjacente, mesmo já tendo passado quase 10 anos desde a sua desativação como estação. Vejamos o lado positivo, acaba por estar agora mais fácil de substituir as antigas telhas da estação, visto que grande parte das mesma já caíram, ou voaram com o vento. Esperemos é que não se descubra entretanto que são feitas de amianto, se não estamos mais 10 anos a "estudar projectos" para a sua remoção.

Antes de se chegar à estação, passamos por um conjunto de rotundas e obstáculos feitos de carros. Uma via onde a lei do lugar é criada por quem chegar primeiro. Mais parece uma feira de usados, mas tudo usados de grande categoria! A julgar pelas bombas que se vêem lá, até custa a crer que o dono de um Porsche 911 se tenha esquecido da carteira em casa e não possa pagar o euro e vinte de parque pago do outro lado da linha, perto da estação dos barcos. Mas esquecimentos acontecem, e as carteiras são as que mais sofrem, por serem esquecidas em casa como é óbvio. Quer queiramos quer não, estaríamos a falar de valores muito altos pois a requalificação do edifício e espaço à volta exigia entre muitos outros aspectos, um exaustivo trabalho de profissionais qualificados para a obra. Por outras palavras, "é muita complicado!". Mas há solução! Venda-se a quinta Braamcamp! Estava a brincar... Também tem a sua história e ainda bem que a câmara a comprou, assim evita-se que seja destruída. Felizmente já quase não há lá nada para destruir.

Resumindo e concluindo, já era tempo do Barreiro olhar para trás e fazer uma "vénia" a todas as coisas, e não só a algumas, que a transformaram ou ajudaram a transformar-se na grande Cidade que é hoje, com todos os seus defeitos e virtudes, como todas as terras neste país. É importante inovar e evoluir, mas sem nunca esquecer quem nos ensinou.

João Naia da Silva

<a href="https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=11000371" rel="nofollow">www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=11000371</a>
Data
Zdrzōdło Antiga Estação Ferroviária do Barreiro - Portugal 🇵🇹
Autōr Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Inksze wersyje
image extraction process
Ten plik jest fragmentem innego pliku
: Antiga Estação Ferroviária do Barreiro - Portugal (36671220773).jpg
original file
Pozycja fotografa38° 39′ 18,73″ N, 9° 04′ 55,01″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.To i inne zdjęcia na: OpenStreetMapinfo

Licyncyjŏ

w:pl:Licencje Creative Commons
uznanie autorstwa trzim licyncyjõ
Idzie:
  • udostympniać – kopiować, rozkludzać i przekazować dzieło
  • modyfikować – adaptować dzieło
Pod tymi warōnkami:
  • uznanie autorstwa – Musisz ôkryślić autorstwo, podać link do licyncyje, i skŏzać, czy dzieło było zmiyniōne. Możesz to zrobić kożdym usōndnym spusobym, ale niy tak, żeby sugerować, że posiedziciel licyncyje spiyrŏ Ciebie abo Twoje użycie dzieła.
  • trzim licyncyjõ – Jeźli zmiyniŏsz abo budujesz na tyj materyji, musisz swoje dzieło rozkludzać na takij samyj abo zgodliwyj licyncyji, jak we ôryginale.

Podpisy

Wyekleruj we jednyj linijce, co tyn zbiōr pokazuje

Obiekty przedstawione na tym zdjęciu

przedstawia polski

Jakaś wartość bez elementu Wikidane

38°39'18.731"N, 9°4'55.013"W

0,00025 sekůnda

ogniskowa polski

85 milimetr

400

typ MIME polski

image/jpeg

1968d6be0ba4fa85f52400fda6e0cc89c9b462f9

metoda określenia polski: SHA-1 polski

759 847 bajt

wysokość polski

958 piksel

szerokość polski

3593 piksel

Gyszichta zbioru

Kliknij w datã/czas, żeby ôbejzdrzeć zbiōr, jak wtynczŏs wyglōndoł.

Data i czasMiniaturaWymiaryUżywŏczKōmyntŏrz
terŏźnŏ01:32, 20 gru 2019Miniatura wersyje 01:32, 20 gru 20193593 × 958 (742 KB)Cristiano TomásFile:Antiga Estação Ferroviária do Barreiro - Portugal (36671220773).jpg cropped 7 % horizontally, 45 % vertically using CropTool with precise mode.

Ta strōna używŏ tego zbioru:

Globalne użycie zbioru

Tyn zbiōr je używany tyż we inkszych projektach wiki:

Metadane